Exames

Exames cardiológicos

- ECG digital

- Teste ergométrico computadorizado em esteira com 12 derivações simultâneas: é um exame complementar de diagnóstico em Medicina, realizado em serviço de Cardiologia habilitado, que consiste em submeter o indivíduo a uma determinada modalidade de esforço físico graduado e monitorado com eletrocardiograma, objetivando aumentar sua demanda metabólica global e em especial a demanda metabólica do coração, podendo assim avaliar, entre outras variáveis, a aptidão cardio-respiratória global do indivíduo e sua classe funcional, o comportamento da pressão arterial frente ao esforço físico, o surgimento de arritmias desencadeada durante ou após a atividade física e a presença de isquemia no músculo cardíaco que entre outras coisas pode indicar indiretamente a presença de obstrução das artérias coronáras assim como seu prognóstico

- Ecocardiograma com doppler colorido: é um ultrassom do coração que fornece ao seu médico imagens em movimento do seu coração e tira fotos que irão ajudá-lo a avaliar a sua saúde cardíaca. Trata-se de um exame não invasivo do coração, de muito fácil realização e que não causa desconfortos ao paciente. Um Médico Cardiologista, especialmente treinado, usa um gel para fazer deslizar um dispositivo parecido com um microfone, chamado transdutor, sobre a área do peito. Isso permite que ondas refletidas de som forneçam um retrato vivo do seu coração. O ultrassom do coração usa a mesma tecnologia que permite aos médicos ver um feto dentro de uma mãe grávida. Nenhuma radiação é envolvida neste ultrassom e a tecnologia pode ser aplicada em pessoas de todas as idades.

- Ecodoppler colorido das artérias carótidas e vertebrais: É um método de imagem, que utiliza ultra-som para avaliar em tempo real a anatomia e circulação nas artérias carótidas e vertebrais (que fornecem sangue para o cérebro). Não utiliza radiação. O paciente fica deitado com o pescoço inclinado em direção oposta ao lado que será examinado. No local examinado, aplica-se um gel e move-se um transdutor, que capta imagens em cortes transversais e longitudinais.

- Ecodoppler colorido dos membros superiores e inferiores – arterial e venoso

- Holter 24 horas digital: Holter é um dispositivo portátil que monitora continuamente os batimentos cardíacos de pacientes, desta forma podendo registrar episódios de arritmias e isquemia que ocorram esporadicamente ao longo das 24 horas de monitorização e correlacioná-los com sintomas como palpitações, taquicardias, tonturas, desmaios, escurecimento visual e dor torácica e as atividades diárias: período de sono, estresse, alimentação e tomada dos medicamentos.

- MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial): é uma técnica que permite obter medidas múltiplas e indiretas da pressão arterial durante 24 horas consecutivas com um mínimo de desconforto, durante as atividades diárias do paciente.
A possibilidade de se obter uma curva representativa das variações pressóricas em determinado período oferece uma visão dinâmica do comportamento tensional e não apenas uma observação meramente estática, refletindo somente o instante em que foi medida a pressão arterial.
A utilização da MAPA permite estudar o padrão normal de pressão arterial, as lesões em órgãos-alvo decorrentes da hipertensão, o prognóstico de eventos cardiovasculares e mortalidade e a análise da eficácia das drogas anti-hipertensivas.

Exames pneumológicos

- Oximetria de pulso

- Prova de função pulmonar com e sem broncodilatador

- Pico de fluxo expiratório

Procedimentos em Angiologia / Cirurgia Vascular

- Exames diagnósticos não invasivos: dopplermetria, pletismografia arterial, ecografia vascular com doppler

- Procedimentos cirúrgicos arteriais e venosos (aplicação e esclerose de varizes)