Exercício Físico

Atividade física contribui para prevenção de doenças

Um dos males que acomete os brasileiros é a hipertensão. De acordo com o Diretor de Tecnologia da SBC, Fernando Costa, o brasileiro come mais do que o triplo de sal necessário. Para combater o problema, ele recomenda a prática de exercícios físicos, de forma regular e também caminhadas.

- Não podendo frequentar academia nem ir a praia por falta do tempo, você pode caminhar, dando cerca de 10 mil passos por dia. O problema é que quando se fala em exercício físico, logo se pensa em academia, mas não é só isso. Atividade física é “mexa-se”, você pode subir dois lances de escada no seu trabalho, parar um ponto do ônibus antes e ir andando, aponta.

O colesterol alto também registra alta incidência entre os brasileiros, acometendo até mesmo o público infantil. Atividades físicas, ingestão de peixes, verduras e uma alimentação saudável contribuem para aumento do bom colesterol, ou HDL. “Cada aumento pequeno no HDL é um grande aumento na sua qualidade de vida, no sentido de sua proteção cardiovascular”, afirma Fernando Costa.

Ele explica que qualquer um é capaz de entender os fatores de risco e que, para se prevenir, é preciso uma nova atitude:

- As doenças cardiovasculares precisam receber um foco diferente do que estão tendo. Não adianta levar tecnologia ao tratamento, o ideal é evitar que as pessoas necessitem de tratamento, através da prevenção, que se inicia com criança, passando pelo adolescente, sendo incisiva no adulto, para contemporizar o idoso, conclui.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia
Colaboração: Dr. Fernando Alves da Costa
Cardiologista da SBC